Com tecnologia de ponta, o município de Teresópolis (RJ) resolveu apostar em soluções que possibilitem uma educação integrada, eficiente e inclusiva. A prefeitura encontrou na solução desenvolvida pela Betha Sistemas: Internet das Coisas, Reconhecimento Facial e de Voz, Machine Learning e Inteligência Artificial.
Segundo Cintia Tullii, responsável pelo Ensino Fundamental II, anteriormente à implementação do sistema Educação da Betha, a rotina no setor era desgastante. As escolas não dispunham de um sistema em rede, o que dificultava a comunicação com a secretaria de educação.
Com a solução, o poder executivo garantiu a integração das escolas com a secretaria de educação. Evitando o retrabalho e o deslocamento dos profissionais, além de centralizar todas as informações.
Através dessa ferramenta, é viável gerenciar de forma simples os cursos, planos curriculares e atividades, como a emissão de declaração de bolsa família e a transferência de alunos, por exemplo.
“Quando você precisa realizar a transferência de um aluno para outra unidade, você já recebe todas as faltas, as presenças e o relatório completo do aluno. Então é isso, você clicou e já transferiu o aluno, e já tem todos os dados na nova unidade escolar”, ressalta Cintia.
Por se tratar de uma tecnologia em nuvem, a solução pode ser acessada a qualquer momento e em qualquer lugar. Segundo Cintia “O sistema facilita também na necessidade de troca de professores, pois o novo professor não dependerá de um diário físico, ele terá acesso com facilidade, fazendo o login. Isso foi um ganho muito grande”.
Segundo a servidora do setor de estatística, Adriana Alves, destacou que as matrículas já estão sendo feitas através do sistema. “Nós seguimos todos os parâmetros de pontuação, e o programa é todo ajustado para essa Lei que seguimos aqui no município”.
O sistema gerencia todas as áreas de ensino, atendendo às legislações federais e necessidades específicas de Teresópolis. Em todas as suas operações, a solução leva em consideração a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo a proteção do uso de imagens e a divulgação de dados somente com autorização.
Os sistemas da Betha facilitam rotinas, tanto para os servidores como para os cidadãos. Antes da migração, as rotinas de pré-matrícula eram realizadas presencialmente. De acordo com a secretaria de educação de Teresópolis, os servidores costumavam atender presencialmente aproximadamente 500 pessoas por dia.
Os pais e os responsáveis não precisam mais enfrentar filas e podem realizar e acompanhar todo o processo de pré-matrícula através da internet.
Além disso, processos como o envio de documentos ou informações ao Conselho Tutelar, ou mesmo ao Ministério Público, podiam levar até sete dias. “Agora, conseguimos resolver em dez minutos, sem precisar incomodar a orientação, a direção ou os professores”, destaca Cintia.
Somos representantes da Betha Sistemas, a maior desenvolvedora de sistemas para a gestão pública do Brasil. Que utiliza soluções que digitalizam e impulsionam a gestão pública brasileira.